Pular para o conteúdo principal

MINOXIDIL faz crescer cabelo?

 

O ativo Minoxidil é uma alternativa constantemente recomendada para o tratamento da alopecia androgenética, ou calvície - um tipo de queda de cabelo geneticamente determinada, em que é observada uma hipersensibilidade de receptores hormonais na região do couro cabeludo, fazendo com que os fios afinem progressivamente até a total obstrução do folículo piloso.

 O MINOXIDIL

A descoberta de que o ativo Minoxidil estimulava o crescimento dos cabelos ocorreu ao acaso, na década de 1980. Indicado inicialmente para o tratamento oral da hipertensão, notou-se que o uso do medicamento tinha como reação adversa um aumento significativo do crescimento dos pelos e cabelos, o que incentivou os estudos sobre os efeitos do ativo para essa finalidade.

O Minoxidil está disponível em forma tópica – para aplicação direta no couro cabeludo – e também na forma oral, devendo sempre ser prescrito por um dermatologista.

Trata-se de um ativo vasodilatador que melhora o fluxo sanguíneo local, revitaliza os folículos, reduz a queda capilar e prolonga a fase anágena de crescimento dos fios, fazendo com que ganhem comprimento e espessura. O ativo é capaz de acelerar a troca dos fios capilares que eventualmente iriam cair, por novos fios, e fazer com que os cabelos voltem a crescer nas áreas onde já não cresciam mais, atenuando as falhas no couro cabeludo associadas à calvície, podendo ser utilizado por homens e mulheres que sofrem com o problema.

Quando o tratamento é seguido da forma correta, normalmente os efeitos são satisfatórios.

https://www.pharmac.com.br/manipulados/pharmac-minoxidil-turbo-120ml

OUTRAS INDICAÇÕES DO ATIVO MINOXIDIL

Embora o ativo tópico Minoxidil seja recomendado originalmente para aplicação no couro cabeludo, alguns estudos mostram que ele pode produzir efeitos positivos em outras áreas que sofrem com falhas de fios, como a barba e as sobrancelhas. Saiba mais a seguir:

 PARA BARBA

A alopecia areata, capaz de provocar a perda de fios em várias regiões do corpo, incluindo a barba.

O mecanismo de ação do ativo em fórmulas para aplicação na barba é o mesmo que ocorre no tratamento capilar, e o produto deverá ser aplicado nos locais afetados, favorecendo o crescimento dos fios, a redução das falhas e melhorando o volume da barba.

https://www.pharmac.com.br/manipulados/pharmac-minoxidil-cabelo-e-barba-120ml

SOBRANCELHA

As sobrancelhas também podem sofrer com falhas, incomodando principalmente as mulheres, e, assim como explicado no item anterior, o problema pode ter várias causas, incluindo o diagnóstico de alopecia areata. O ativo Minoxidil pode ser manipulado em fórmulas específicas para ajudar no crescimento e preenchimento das sobrancelhas, melhorando o volume de fios.

https://www.pharmac.com.br/manipulados/pharmac-minoxidil-sobrancelha-10ml

CUIDADOS ANTES DE INICIAR O USO DO ATIVO

Antes de iniciar o uso do ativo Minoxidil, é importante conversar com seu médico dermatologista ou profissional de saúde habilitado, para ter a certeza de que esse é o melhor tratamento para o seu caso.

Em relação às fórmulas de uso tópico para o couro cabeludo, verifique se o veículo utilizado não é potencialmente irritativo ou capaz de causar ressecamento no couro cabeludo.

Se a orientação for para o uso do Minoxidil interno / oral, certifique-se de que a farmácia de sua escolha possui a devida autorização para a manipulação desse medicamento, já que o mesmo é classificado como S8IT – substância de baixo índice terapêutico (em linhas gerais, possui alta potência e uma dosagem baixa específica para tratamentos, garantindo a segurança do paciente).

Para iniciar um tratamento com mais tranquilidade, segurança e a certeza de estar utilizando um produto de alta qualidade, conte com a Manipulação da PHARMAC que possui todas as licenças da Anvisa, necessárias para a correta manipulação.

Normalmente o ativo Minoxidil é bem tolerado, no entanto, algumas pessoas podem notar reações como coceira no local de aplicação, ressecamento e descamação, por exemplo. Ao perceber qualquer reação que possa estar ligada ao uso do produto, relate ao profissional que está acompanhando o tratamento.

Importante ressaltar que os produtos com Minoxidil são contraindicados para grávidas, lactantes e pessoas com histórico de alergia ao ativo, ou a qualquer componente da formulação.

 Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) | Faculdade de Medicina UFMG.

Comentários